Clinica Crescer

Bancada busca liberação de recursos para proteção da Barreira do Cabo Branco

De acordo com o deputado Efraim Filho "a conquista dos recursos a ser empenhados faz parte de uma articulação nacional".

Por Redação em 07/11/2019 às 18:07:04

O Coordenador da bancada da Paraíba no Congresso Nacional, deputado Efraim Filho, anunciou que o ministro do desenvolvimento regional, Gustavo Canuto, assegurou que vai levar ao presidente da República o projeto de prote√ß√£o da Barreira de Cabo Branco, localizada na capital Jo√£o Pessoa. "De acordo com o ministro a libera√ß√£o dos recursos pode acontecer na próxima semana", disse Efraim.

As obras para a constru√ß√£o de uma rede de 5 km v√£o corrigir as falhas de drenagem da √°rea continental da falésia, regulando o escoamento das √°guas que agravam o processo de eros√£o da barreira. O projeto j√° passou por todas as fases e esta n√£o é a primeira vez que a prefeitura busca recursos federais para as obras de conten√ß√£o da eros√£o na regi√£o.

De acordo com o deputado Efraim Filho "a conquista dos recursos a ser empenhados faz parte de uma articulação nacional".

A preocupação agora gira em torno do andamento de todo o processo para a execução da obra, uma vez que os recursos podem ser perdidos se não forem aplicados dentro do prazo.

Após a drenagem, realizada com o objetivo de disciplinar o escoamento das √°guas pluviais e reduzir a consequente eros√£o, o projeto é composto por mais duas etapas. A segunda ser√° o enrocamento, ou seja, a coloca√ß√£o de rochas no sopé da barreira para evitar que o mar atinja e continue provocando sua eros√£o e a engorda da √°rea de praia. Por último, a terceira fase consiste na constru√ß√£o de gabi√Ķes marinhos intercalados com a linha de corais existentes.

Segundo o deputado Efraim Filho a √°rea total da rede de drenagem equivale a 173 hectares.

Nos trechos finais da rede de drenagem, as manilhas de 400 de di√Ęmetro foram substituídas por novas manilhas de 1500 de di√Ęmetro, medida que aumentar√° em quatro vezes o escoamento das √°guas pluviais.

Participaram do evento o coordenador da bancada, Efraim Filho, os deputados federais Ruy Carneiro Julian Lemos, Aguinaldo Ribeiro, Gerv√°sio Maia, Wilson Santiago. Estavam na reuni√£o o prefeito Luciano Cartaxo, a secret√°ria de Planejamento, Daniella Bandeira e o coordenador da Defesa Civil de Jo√£o Pessoa, Noé Estrela.

Fonte: Assessoria

Una Extintores Cajazeiras-PB
Cajazeiras Gesso

Coment√°rios

Dentista do Brasil