Clinica Crescer

Laudo atesta que praias da Paraíba não foram contaminadas pelas manchas de óleo

A partir da análise, é possível confirmar a balneabilidade das praias com relação à presença desses contaminantes, não apresentando, portanto, qualquer risco à saúde humana e à fauna marinha.

Por Redação em 06/12/2019 às 15:43:56

O Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e Resíduos (NUPPRAR) da UFRN forneceu à Sudema, no dia 29 de novembro, o resultado dos testes de hidrocarbonetos derivados de petróleo feitos a partir de amostras de água coletadas nas praias do litoral da Paraíba que foram atingidas pela mancha de óleo. De acordo com os laudos fornecidos pelo laboratório, as nossas praias não apresentam qualquer contaminação por petróleo bruto ou derivados.

A partir da análise, é possível confirmar a balneabilidade das praias com relação à presença desses contaminantes, não apresentando, portanto, qualquer risco à saúde humana e à fauna marinha. Foram analisados 15 parâmetros, divididos em TPH total (hidrocarboneto total), dez tipos de HPAs e os compostos voláteis conhecidos como BTEX. Todas as amostras ficaram abaixo do nível de detecção, o que demonstra que nenhuma das substâncias investigadas foi encontrada.

Foram coletadas amostras de água das praias de Barra de Gramame, Tambaba, Praia Bela, Formosa, Intermares, Poço, Camboinha, Bessa, Tambaú, Cabo Branco, Barra de Mamanguape, Lagoa de Praia, Oitero, Praia de Campina, Praia do Amor e Maceiozinho de Jacumã.

Na análise, o NUPPRAR utilizou a mesma metodologia da Environmental Protency Agency, agência ambiental norte-americana.

O resultado pode ser acessado através do link: http://sudema.pb.gov.br/consultas/downloads/sudema-1.zip/@@download/file/SUDEMA%20(1).zip.

Una Extintores Cajazeiras-PB
Cajazeiras Gesso

Comentários

Serrararia Padre Cicero