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Exageros com √°lcool, sol e alimenta√ß√£o no ver√£o amea√ßam sa√ļde

Por Redação em 02/01/2020 às 09:02:24

O ideal é comer frutas, legumes, verduras, cereais e gr√£os. Se poss√≠vel, afaste os doces e as gorduras do card√°pio.

A professora Franceli da Fonseca Ramos, 39, da Freguesia do Ó, zona norte de S√£o Paulo, libera o card√°pio dos filhos de 7 e 11 anos no in√≠cio do ver√£o, época das férias. Se n√£o est√° em casa com as crian√ßas, a alimenta√ß√£o é feita em restaurantes e lanchonetes.

O que n√£o faz mais parte do card√°pio s√£o os petiscos vendidos na praia. Ela conta que, h√° dois anos, ficou quatro dias doente junto com um dos filhos. O quadro era de diarreia e v√īmito. Desconfiam que o culpado foi o pastel comprado em uma barraca.

"Na época de férias, as pessoas se exp√Ķem mais ao comer fora de casa ou armazenando alimentos de forma errada. O mesmo racioc√≠nio a gente aplica à √°gua. Nem sempre a fonte é tratada. Às vezes, é de po√ßo e a reserva est√° contaminada por fezes ou por animais", explica Francisco Ivanildo Oliveira J√ļnior, infectologista do Sabar√° Hospital Infantil.

Escolher alimentos leves, de f√°cil digest√£o e que necessitam menos de refrigera√ß√£o é a recomenda√ß√£o dos especialistas. "Como apag√Ķes s√£o frequentes no ver√£o, pode estragar o que est√° na geladeira e no freezer. Com isso, as pessoas consomem produtos que ficaram horas fora da temperatura ideal. Preste aten√ß√£o na embalagem. Se estiver estufada, provavelmente deteriorou", diz J√ļnior.

Outra recomenda√ß√£o é em rela√ß√£o ao √°lcool. Além de causar ressaca, tira a capacidade motora e colabora para aumentar as estat√≠sticas de afogamento.

Em grande quantidade, o dano é maior. As mulheres ficam mais suscet√≠veis à arritmia card√≠aca, j√° que possuem menos √°gua no organismo, além de terem peso corporal menor e apresentarem n√≠veis inferiores de enzimas respons√°veis pelo metabolismo do √°lcool.

"A longo prazo, todas as pessoas que se submetem a um consumo excessivo de √°lcool podem ter dilata√ß√£o card√≠aca ou miocardiopatia, que é do que uma doen√ßa no m√ļsculo card√≠aco que dificulta o fornecimento de sangue do cora√ß√£o ao corpo e leva a insufici√™ncia card√≠aca", diz José Luiz Aziz, da Sociedade de Cardiologia do Estado de S√£o Paulo.

É no ver√£o que circulam v√≠rus causadores da conjuntivite e das doen√ßas diarreicas. No primeiro caso, para se proteger basta lavar as m√£os e rosto com frequ√™ncia, separar os objetos de uso pessoal e evitar piscinas e aglomera√ß√Ķes.

Em rela√ß√£o às doen√ßas diarreicas, é poss√≠vel evit√°-las adotando medidas simples de higiene, como lavar as m√£os antes de preparar ou consumir alimentos, guard√°-los em recipientes fechados, higienizar alimentos crus, consumir os alimentos cozidos imediatamente após o preparo e em temperatura quente, beber √°gua pot√°vel e guardar as sobras em geladeira.

A exposi√ß√£o ao sol também é perigosa. A consequ√™ncia imediata é a insola√ß√£o; com o tempo, a exposi√ß√£o sem prote√ß√£o pode provocar c√Ęncer de pele.

Os médicos recomendam hidrata√ß√£o e evitar permanecer ao ar livre nos hor√°rios com maior incid√™ncia dos raios ultravioletas, entre 10h e 16h, mesmo que n√£o haja sol, porque o morma√ßo j√° é perigoso.

O protetor solar deve ser reaplicado a cada vez que entrar na √°gua. É importante ler o rótulo, j√° que mesmo em produtos à prova d"√°gua o tempo de prote√ß√£o é determinado.

O sol também pede cuidado com os olhos. Segundo o oftalmologista Le√īncio Queiroz Neto, do Instituto Penido Burnier, os principais problemas decorrentes da falta de prote√ß√£o s√£o fotoceratite, c√Ęncer nas p√°lpebras, pter√≠gio, catarata e degenera√ß√£o macular.

Ele diz que as frutas c√≠tricas e vermelhas ajudam na prote√ß√£o dos olhos. S√£o ricas em vitamina C, antioxidante que desacelera o envelhecimento, estimula a produ√ß√£o de leucócitos e melhora a imunidade.

Fonte: Banda B

Tags:   Saúde
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