Clinica Crescer

Brasil tem primeiro caso suspeito de coronavírus

Por Redação em 22/01/2020 às 16:57:47

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) investiga um caso suspeito de coronavírus em Belo Horizonte. Trata-se de uma mulher de 35 anos que esteve em Xangai, na China, e desembarcou na capital mineira no sábado 18, "com sintomas respiratórios, compatíveis com doença respiratória viral aguda".

"Tendo em vista o contexto epidemiológico atual do país onde a paciente esteve, foi considerada a hipótese de doença causada pelo novo Coronavírus, que é microrganismo de alerta sanitário internacional", informou a SES-MG, em nota.

A paciente está internada no Hospital Eduardo de Menezes, na Região do Barreiro, e encontra-se clinicamente estável. O caso segue em investigação.

Para quem não sabe, o coronavírus é um vírus desconhecido pela ciência até pouco tempo e vem causando uma doença pulmonar grave em centenas de pessoas na China, e já foi detectado em outros cinco países.

Há centenas de casos confirmados da doença, e o número deve subir, segundo especialistas, para quem o surgimento de vírus que levam pacientes a terem pneumonia é sempre motivo de preocupação.

A Organização Mundial da Saúde cogita declarar nesta quarta-feira uma situação de emergência de saúde pública de caráter internacional em torno do vírus, assim como fez com a gripe suína e o ebola.

Quais os sintomas?

O vírus causa febre, tosse, falta de ar e dificuldade em respirar.

Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia e síndrome respiratória aguda grave ou causar insuficiência renal.

Una Extintores Cajazeiras-PB
Cajazeiras Gesso

Comentários