Clinica Crescer

Venezuelanos recebem visita de comiss√£o formada pelo MPF em Jo√£o Pessoa

Por Redação em 14/02/2020 às 13:00:27


Entidades devem escolher novas moradias para refugiados que estavam vivendo em situa√ß√£o de vulnerabilidade. Índios visitaram venezuelanos na manh√£ desta sexta-feira (14) em Jo√£o Pessoa

Hebert Araújo/CBN

Os venezuelanos em situa√ß√£o de vulnerabilidade em Jo√£o Pessoa receberam nesta sexta-feira (14) visitas de equipes da Funda√ß√£o Nacional do Índio (Funai) na Paraíba, da Secretaria de Saúde de Jo√£o Pessoa e de indígenas paraibanos. A visita foi prevista na reuni√£o promovida pelo Ministério Público Federal (MPF) para definir um plano de assistência aos venezuelanos.

As medidas, que devem ser acatadas imediatamente, foram tomadas após famílias de refugiados venezuelanos serem encontradas desidratadas e em estado de subnutri√ß√£o, no bairro do Róger, na capital paraibana. Até a manh√£ desta sexta-feira, as 10 crian√ßas venezuelanas permanecem internadas na unidade hospitalar com quadro de saúde est√°vel, de acordo com a dire√ß√£o do Hospital Municipal Valentina (HMV).

De acordo com o cacique Ednaldo Tabajara, o contato foi feito para que entender melhor as necessidades dos venezuelas, que também s√£o indígenas, e sabe a melhor forma de ajudar. A visita também tinha o objetivo de estreitar os la√ßos entres os dois povos, que mantêm entre si costumes parecidos.

"A gente sabe que eles também têm três lideran√ßas e est√°vamos criando um elo de confian√ßa. Até por sermos indígenas, vamos tentar mais o di√°logo, saber o que est√£o sofrendo e dizer a eles que nós estamos juntos nessa batalha para conseguir acesso à saúde, educa√ß√£o e moradia", comentou o cacique.

A Funai na Paraíba informou que a primeira medida a ser adotada é encontrar uma moradia aos venezuelanos, porque o local onde moram precisam pagar aluguel. Definido o local, fica mais f√°cil para receber donativos. Os venezuelanos afirmam n√£o ter problema para mudar de bairro e algumas associa√ß√Ķes da sociedade civil organizada se ofereceram para conseguir equipamentos b√°sicos, como fog√£o e geladeira, para doar aos refugiados.

Atribui√ß√Ķes

O MPF ficou respons√°vel pela busca de abrigos para os venezuelanos em situa√ß√£o de vulnerabilidade no estado e pela marca√ß√£o de uma nova reuni√£o, prevista para acontecer na próxima quinta-feira (20).

J√° a Secretaria de Saúde de Jo√£o Pessoa, deve criar um formul√°rio para cadastramento dos venezuelanos nos servi√ßos de saúde do município e realizar os atendimentos médicos que eles precisem.

Conforme o que ficou acordado, a Secretaria de Desenvolvimento Social deve promover a continua√ß√£o da alimenta√ß√£o deles de acordo com refei√ß√Ķes comuns na Venezuela. O card√°pio exclui a presen√ßa de carne vermelha e conta com peixe, frango, arroz, feij√£o macarr√£o e macaxeira.

Por fim, a Funai deve tratar da regulariza√ß√£o da permanência das famílias venezuelanas no Brasil.
Una Extintores Cajazeiras-PB
Cajazeiras Gesso

Coment√°rios