Clinica Crescer

Dia 'D' de vacinação contra o sarampo acontece em cidades da Paraíba, neste sábado (15)

Por Redação em 15/02/2020 às 06:09:26

Mais de mil postos fazem imuniza√ß√£o do p√ļblico alvo, formado por pessoas de 5 a 19 anos de idade. Dia 'D' de vacina√ß√£o contra o sarampo acontece em cidades da Para√≠ba, neste s√°bado (15)

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O dia 'D' de vacina√ß√£o contra sarampo para pessoas de 5 a 19 anos acontece neste s√°bado (15), na Para√≠ba. A vacina da tr√≠plice viral também protege contra caxumba e rubéola. De acordo com a Secret√°ria de Sa√ļde do estado, mais de mil postos de vacina√ß√£o estar√£o abertos.

Em Jo√£o Pessoa, mais de 100 postos de imuniza√ß√£o estar√£o oferecendo a vacina, das 8h às 12h. Na capital paraibana, a vacina est√° dispon√≠vel em todas as Unidades de Sa√ļde da Fam√≠lia (USF), Policl√≠nicas Municipais e no Centro Municipal de Imuniza√ß√Ķes, localizado no bairro da Torre.

Em Campina Grande, os Centros de Sa√ļde do Catolé, Centro, Liberdade, Bela Vista, Policl√≠nica das Malvinas e Unidade Mista de Galante funcionar√£o das 8h às 12h.

Em Patos, Sert√£o da Para√≠ba, todas as unidades b√°sicas de sa√ļde estar√£o abastecidas e abertas para imunizar o p√ļblico alvo, das 8h às 17h. Em Bayeux, na Grande Jo√£o Pessoa, o atendimento também acontece no mesmo hor√°rio.

Para ser imunizado, o usu√°rio deve levar o cart√£o de vacina, uma vez que as vacinas ser√£o dispensadas de acordo com a avalia√ß√£o do cart√£o vacinal. Nesta etapa, ser√° avaliado se a crian√ßa ou o jovem precisa tomar a dose, ou se a caderneta de vacina est√° em dia. O ideal para esta faixa et√°ria da popula√ß√£o é de duas doses da vacina.

Sarampo

De acordo com o Ministério da Sa√ļde, o sarampo é uma doen√ßa infecciosa grave, causada por um v√≠rus, e pode causar morte. Os principais sintomas da doen√ßa s√£o febre acompanhada de tosse, irrita√ß√£o nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. As complica√ß√Ķes atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodefici√™ncias. A √ļnica forma de preven√ß√£o é a vacina.

Seguindo a orienta√ß√£o do Ministério da Sa√ļde, a campanha contra o Sarampo acontecer√° em duas etapas, para imunizar dois p√ļblicos diferentes. A primeira etapa teve in√≠cio no dia 10 de fevereiro e segue até o dia 13 de mar√ßo, imunizando pessoas com idade entre 5 e 19 anos. Na segunda etapa, dever√£o receber a vacina adultos de 30 a 59 anos, entre os dias 3 e 31 de agosto.

Una Extintores Cajazeiras-PB
Cajazeiras Gesso

Coment√°rios