Clinica Crescer

A 6 dias do Enem, 1,2 milh√£o de inscritos n√£o sabem local da prova

Al√©m do local de prova, os estudantes podem conferir, no cart√£o, o n√ļmero da sala onde far√£o o exame

Por Redação em 28/10/2019 às 16:39:06

A menos de uma semana para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cerca de 1,2 milh√£o de participantes ainda n√£o sabem onde far√£o a prova, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Esses estudantes ainda n√£o acessaram o Cart√£o de Confirma√ß√£o da Inscri√ß√£o, que est√° disponível na P√°gina do Participante e no aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Segundo balan√ßo divulgado hoje (28) pelo Inep, 3,9 milh√Ķes de participantes, o equivalente a mais de 76% dos quase 5,1 milh√Ķes de inscritos no Enem 2019, acessaram o Cart√£o até a manh√£ desta segunda-feira.

Além do local de prova, os estudantes podem conferir, no cart√£o, o número da sala onde far√£o o exame; a op√ß√£o de língua estrangeira feita durante a inscri√ß√£o; e o tipo de atendimento específico e especializado com recursos de acessibilidade, caso tenham sido solicitados e aprovados, entre outras informa√ß√Ķes. As provas ser√£o aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro em 1.727 municípios brasileiros.

Declaração de comparecimento

Quem precisa comprovar presen√ßa no dia de prova do Enem deve imprimir a Declara√ß√£o de Comparecimento personalizada, também disponível na P√°gina do Participante. Para esses casos, de acordo com o Inep, é indispens√°vel que a declara√ß√£o seja impressa e entregue ao aplicador no dia do exame.

O instituto esclarece que n√£o fornece comprovante de participa√ß√£o após o dia da prova. Para o primeiro dia do Enem, a declara√ß√£o j√° est√° disponível. No dia 4 de novembro, dia seguinte ao primeiro domingo de aplica√ß√£o do exame, o Inep disponibilizar√° a Declara√ß√£o de Comparecimento do segundo domingo de provas, em 10 de novembro.

Recomenda√ß√Ķes

O Inep recomenda que os participantes imprimam o cartão de confirmação e, aqueles que precisam, imprimam a declaração de comparecimento e levem os dois para a aplicação do exame.

Uma vez sabendo o local de aplica√ß√£o, a dica é que os participantes fa√ßam o trajeto de casa até o lugar, para avaliar a dura√ß√£o do trajeto no dia da prova. Isso para que os estudantes conhe√ßam o percurso e saibam o tempo que v√£o gastar de casa até o local da prova.

No dia do Enem, a dica é chegar no local com anteced√™ncia. Os port√Ķes abrir√£o às 12h, pelo hor√°rio oficial de Brasília, e ser√£o fechados às 13h.

Devido a diferen√ßas de fuso hor√°rio no país, o Ministério da Educa√ß√£o (MEC) divulgou a hora local de aplica√ß√£o do Enem em diferentes regi√Ķes.

Quem j√° concluiu o ensino médio ou vai concluir este ano pode usar as notas do Enem para se inscrever no Sistema de Sele√ß√£o Unificada (Sisu), que oferece vagas em institui√ß√Ķes públicas de ensino superior.

Os estudantes podem ainda concorrer a bolsas de estudo pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

Una Extintores Cajazeiras-PB
Cajazeiras Gesso

Coment√°rios

Serrararia Padre Cicero